sábado, 19 de julho de 2008

Eu fui à Lua



Foi com essa sensação que deixei o Planetário do Rio sábado passado. Virgem de sessão de cúpula, me extasiei com os astros na minha primeira vez. Quando as luzes se apagam, o céu sobre a Lagoa cobre o teto da sala de projeção, que logo se escurece, te apresenta ao universo e te leva para um passeio pelo sistema solar.

Antes da decolagem, fiz um rápido reconhecimento do terreno no Museu do Universo. Em cinco minutos, descobri os gnômons e as clepsidras (relógios de sol e de água, respectivamente) e vi uma palavra que me encantou quando a ouvi pela primeira vez na minha adolescência tomar forma: astrolábio (instrumento que mede a altura dos astros e a distância entre eles).

Aprendi que o homem só não vai a Marte porque levaria quase cinco anos só para dar um pulinho lá e voltar decepcionado porque não tem nada demais por aquelas bandas. A temperatura, em alguns pontos, é parecida com a daqui: 27 aprazíveis graus. Ah, e que temos mais uns 5 bilhões de anos para fazer da Terra um lugar melhor para se viver. Esse é o tempo estimado para o sol se expandir e tornar isso aqui um inferno, literalmente.

Essas informações não estão na sessão, são privilégio de quem tem um amigo astrônomo. O ápice do tour pelas estrelas o Bruno deixou para o final, na laje do Planetário. É onde estão espetados uns casulos cujos tetos se abrem para deixar a luz da lua iluminar a escuridão lá dentro: são as cabines dos telescópios. Comecei por Júpiter, que é o pontinho mais brilhante que vemos no céu. Mergulho a cara na lente e em um segundo aquele grão vira um planeta! Vi também os aglomerados Borboleta e Caixinha de Jóias, batizado assim porque suas estrelas são coloridas.

E por último ela, a Lua. Na sessão de cúpula me contive, mas nessa hora soltei o oooohhhhh que o espetáculo merece. Ela está tão incrivelmente pertinho de nós que dá até para ver sua textura. A ilusão é de que basta esticar a mão para tocá-la. É difícil relatar a sensação. Melhor que tentar descrever o indescritível é cortar esse texto aqui e mandar quem me lê para o espaço! Anote aí: a sessão de cúpula acontece de terça a quinta das 18h30 às 19h30, mas só com céu claro. E o bilhete para essa viagem custa só R$ 12. Explore o site do Planetário e faça outras descobertas: www.rio.rj.gov.br/planetario.